sábado, 19 de fevereiro de 2011

A escolha da profissão - Parte 1

Um assunto que considero muito importante e delicado. A escolha da profissão. Resolvi contar minha história sobre isso porque sempre acredito que o que eu passei pode ajudar outras pessoas, não a que eu vá dar a resposta  do que a pessoa vai fazer, mais posso ser uma ajuda. De início, meu primeiro contato com escolha foi na oitava série, 2007, e nunca esqueço do almoço que estava sendo preparado... bife a rolê. Não me lembro como fui parar em uma página na internet do site da Universidade Federal de Uberlândia do Instituto de arquitetura, artes e filosofia, só sei que de primeira achei que seria o máximo cursar arquitetura e urbanismo. A partir daí, foram várias pesquisadas no google com as palavras "teste vocacional" "orientação vocacional" "arquitetura urbanismo mercado de trabalho" entre vários outros. Passei encanado na arquitetura, mas também não posso esquecer ao que disse na primeira aula de ciências da oitava série... "pretendo seguir na área da minha mãe, administração...". Nunca imaginaria que isso era só o começo. Final da oitava, depois de administração, estava muito bem fixado a ideia de arquitetura.
Quando entrei pro ensino médio. Tudo muda, inclusive a famosa bermuda, ou não. O fato é que justamente nessa época entra os grandes personagens da história que vão ou não te atormentar nesse caminho, os pais. No meu caso, um atormento e tanto, jsutamente por parte do meu pai. Já começam as perguntas, não só deles, mais da família também. No ensino médio, tive contato com várias matérias novas, inclusive o estudo puro da química, que não sei como eu amava, e já mudei meus planos, na segunda prova, quando vi que estava aprendendo e gostando do contéudo. Resolvi partir pra área da química industrial. Sonhava em formar nessa área e ser dono de uma indústria de sorvetes e ser rico, feliz. Pobre sonho. Acabou logo depois na outra prova, quando minha nota desceu e meu ânimo também. Jutno com a química, apaixonei pela conteúdo de matemática também. Foi minha primeira nota 10 do ensino médio. Aquilo me fez ver outros cursos... achava que estava escrito em todos os muros, só que eu não enxergava que o que sempre queria fosse engenharia, onde havia a grande mistura dessas matérias, inclusive, a fisica, que também, na época tinha conseguido boa nota. E aí começou... engenharia química, engenharia civil, e por incrível que pareça, engenharia BIOmédica, isso mesmo, queria até estudar biologia. Isso porque eu tinha uma ótima professora no primeiro ano, adoava ela, tanto como pessoa, e tanto como professora. Mas no fim do ano, com perguntas de tios e pais em cada época saía uma resposta... hoje acaba sendo engraçado.
No fim do ano, fiz minhas reflexões e percebi que o certo era voltar pra arquitetura, que era aquilo meu foco, no próximo ano que iria começar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário