quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Primeiro post de 2012!
Nada melhor que começar falando de mineiro, afinal, como já descreve, sou mineir mess e daí?






Segue abaixo algo que achei na internet, muito bom falando do Minerês!



Exemplos de gerûno:
Cumênumtiquim = Comendo pão de queijo
Câfezim = Pratica de comer pela 7º vez pão de queijo
Armuçânu = Almoçando (pratica pré "Cafezim")
Prantânoumtiquim = Plantando um pouco
Coiênu = Colhendo umas ervas ali na horta pra fazer um chá bom pra receber as visitas
Iscuitânu = Escutando moda de viola ou os cantalorar dus passarim
Vênu = Vendo (ver) us garziné correndo atrás das galinha
Vendênu = Vendendo (vender) pra fazer um pé de meia (mas nunca vão te contar isso)
Prusiânumtiquim = Conversando um pouco pra passar as horas


Pronomes
"Eu" = Eu
"Cê" = Tu
"Eli" = Ele
"Nóis" = Nós
"Ceis" = Vós
"Elis" = Eles


Apresentações
Cuméquecêchama? = Qual o seu nome?
Dondcêé? = De onde você é?
Ondcêmora = Onde você mora?
Prondcêvai? = Pra onde você vai?
Cêéfiidiquem? =Você é filho de quem?
ocê é dos qualé? = Você é de qual família?


Vendo as Horas
Meidiimei = Meio dia e meia
Umorr = Uma hora
Duzorr = Duas horas
Treizorr = Três horas
Catorr = Quatro horas
Cincorr = Cinco horas
Seizorra = Seis horas
Setiiorra = Sete horas
Oitorra = Oito horas
Novorr = Nove horas
Deizorr = Dez horas
Onzorr = Onze horas


Cumprimentos
Diia! = Bom dia
Tardii! = Boa tarde
Noitchi! = Boa noite
Belêzz= Beleza?
Inté = Até logo
CôDeusss = Vai com Deus!
Benss (ou Bênçu) = A benção, minha mãe (ou meu pai).
Dêsabençôi (ou Dêstibençôi)(tibençôi) = Que Deus te abençôe, meu Filho(a). Vai com Deus!
Baum? = Tudo bom?


Pedindo Informações
Ondquié = onde que é?
Ondcotô? = onde que eu estou?
Prondcovô? = para aonde que eu vou?
Ondcêtá? = onde você está?
Quanscusta? = quanto custa?
Quansquié? = variação de quanto custa?
Prôndnostam'ínu? = para onde nos estamos indo?
Causdiquê? ou Cadquê? = Por qual motivo?
É logali? = é logo ali? (distância referente a 100 quilômetros mais ou menos podendo chegar a 150)
Ei'pass'qui? = ele passsa aqui?
Qui trem é esse = o que é esse objeto?
Cessaciessiônspassnassavás? (escreve-se: Cê-ças'sses\'onz-pass'avas?)(em versão avançada, Essonbspassaváss?) = você sabe se esse ônibus passa na Savassi? = vossa senhoria saberia me informar se a Av. Cristóvão Colombo está incluída no intinerário desta linha de transporte coletivo público urbano sobre rodas?
Ondéopondiônz? = aonde é o ponto de ônibus?
Cantazóra? = "quantas horas?" (em português: "quanto atrasado estou?").
É firme? = É filme?
Contáujogu? = Qual o placar do jogo?
Aqui... = Introdução a qualquer pergunta. Ex: Aqui... Cessaciessionbspasnassavás?


Lugares
Tidiguerra = tiro de guerra
Pondiônz = ponto de onibus
Ponditács = ponto de táxi
Pulicivil = polícia civil
Berádurii = próximo ao rio
Meidapráss = meio da praça
Dibadaponti ou Bádapônti = de baixo da ponte
Trádaserra = atrás da serra
Ruditrais = rua de trás
Rudumeii = rua do meio
Alííí ou pertim = depois de 2 ladeiras, 7 esquinas, 20 curvas, 5 ônibus, mais 6 quarteirões, 100 passos, você chega. O equivalente a um tirimdigarrucha (tiro de garrucha).


A família
meufii = meu filho
miafía = minha filha
meutii = meu tio
meusubrim = meu sobrinho
miamuié = minha esposa
miamiga = minha amante
miavó = minha avó
sôfii = sou (seu) f***o da p**a
obs: para todos os casos acima pode ser acrescido o sufixo "ducéu" quando indicar interjeição de grande espanto devido a acontecimento ou caso ligado ao interlocutor. Por exemplo: meufiiducéu!!!, miafíaducéu!!!


Quer ver mais? Segue o site...
http://desciclopedia.ws/wiki/Miner%C3%AAs

Nenhum comentário:

Postar um comentário