domingo, 16 de outubro de 2011

Sempre fui a favor de:

Fim do processo seletivo nas universidades públicas.

Porque?
Porque seria bem mais interessante tanto para a faculdade quanto para o aluno fazer o processo de interesse.

Como funciona?
Ele funcionaria assim: o aluno interessado em algum curso entraria em uma fila para preencher uma vaga. A faculdade cobraria R$ 0,10 por dia na fila por fazer uso de sanitários, bebedouros, entre outros serviços. Respeitando o número de vagas, as x pessoas que chegarem primeiro ocupam a vaga.



Prós:
- Mais interesse do aluno ao curso, porque foi sacrificante para ele sentar na cadeira da universidade;
- Questão ambiental. Não vai precisar imprimir folhas e folhas de provas, manual, ficha de candidato, fotos e litros de água para garrafinhas que são jogadas fora quase cheias por estarem quentes. E também folhas de resumos de livro que ninguém lê, livros que comprarm e ficam de enfeite com histórias chatas e apostilas sem fim de cursinhos;
- Econômica. Sem ele pagar uma taxa cara, ele emprega menos de 5% na fila e o restante com gastos mais interessantes;
- Social. Os alunos vão passar a serem vencedores, e o Brasil adora um esporte, esse lances. Ia diminuir a desigualdade social, onde é um processo que todos podem participar, desligando a questão que somente filhinhos de papai entram em boas universidades.

Contras:
- Não há. É um sistema perfeito.

Mais sugestões estou aqui. 

Um comentário:

  1. eu acho que as pessoas que chegarem primeiro na fila devem mostrar seu grande interesse pra um avaliador e, se não tiverem paixão e vontade suficiente por cursar uma graduação, o próximo da fila será chamado. acho super econômico e eficaz, caro Victor UMB.

    ResponderExcluir